A presença de músicas bem escolhidas em uma cerimônia de casamento deixa o evento ainda mais especial e inesquecível para os noivos, padrinhos e convidados. Independentemente do modelo de cerimônia, a música é um item obrigatório para acompanhar diversos momentos, como entrada da noiva, final da benção e recepção. Mas afinal, como escolher a trilha sonora do casamento?
Quantas músicas posso escolher para o início do evento?
Para responder esta pergunta, é necessário primeiramente analisar o modelo de cerimônia escolhido pelo casal. Se o casamento for religioso, aconselha-se escolher apenas uma música para entrada da noiva, outra para o noivo e outra para os padrinhos e madrinhas. Por outro lado, se a cerimônia for alternativa, os noivos podem escolher mais de uma música para realizar a entrada e incluir ritmos diferentes que não são muito aceitos em casamentos convencionais.
A entrada dos padrinhos e madrinhas deve ter música?
Sim. Tradicionalmente, a entrada dos padrinhos e madrinhas também possui uma música especial. Se a cerimônia for realizada na igreja, é necessário estar atento aos estilos de música que são permitidos pelo padre, evitando opções com instrumentos altos e barulhentos.
Música para finalizar a cerimônia
Para o fim do casamento também deve ser escolhida uma música, onde ocorrerá a saída dos noivos, pajens, damas e padrinhos. A música deve ser de média ou longa duração para que a saída possa ocorrer de forma natural, sem pressa. Também é possível escolher duas músicas especiais para os noivos, que serão tocadas em sequência, até todos os convidados saírem do local.
Posso optar por música ao vivo?
Sim. É extremamente comum optar por contratar cantores líricos ou até mesmo um coral para o dia do casamento. Se o casamento for na igreja, é possível verificar se a paróquia já possui um coral que poderá participar da cerimônia, entoando cantos e hinos. Em casamentos alternativos, os noivos podem dar um toque especial ao evento, contratando violinistas profissionais ou cantores individuais.
Músicas gravadas
Se os noivos não quiserem música ao vivo no dia da cerimônia, basta optar pelas músicas gravadas. Para que tudo saia conforme o planejado, aconselha-se analisar as condições dos equipamentos de sons do local, bem como a qualidade do CD em que serão gravadas as músicas. Isso evitará sons abafados ou arranhados no dia do casamento.
Custos
Se o casal tiver optado por músicas gravadas os custos serão mais baixos, exceto se for necessário fazer alguma modificação em estúdio profissional ou se for preciso adquirir um equipamento de som completo. Se os noivos tiverem optado por contratar profissionais, aconselha-se realizar um orçamento prévio, pois os custos podem variar entre R$ 500,00 a mais de R$ 5.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário