quinta-feira, 12 de setembro de 2013

6 questões de etiqueta para noivos e convidados

 

etiqueta-casamento-615x300-1311291670920_615x300
Não é novidade pra ninguém que a organização de um casamento é repleta de tarefas detalhadas que devem ser planejadas com bastante antecedência. Algumas etiquetas são essenciais para evitar gafes e constrangimentos desnecessários, deixando os noivos informados sobre o que é (in)dispensável no grande dia.
Mas afinal, o que pega bem e o que pega mal?

Posso definir o traje das madrinhas?
Muitas noivas planejam um casamento em que as madrinhas se vistam de forma idêntica ou, pelo menos, com detalhes em comum. Exigir o traje não é errado, desde que haja um consenso após uma reunião entre a noiva e as madrinhas – ou que seja falado no momento do convite. Algumas noivas optam por cubrir os custos da confecção dos vestidos, evitando assim possíveis incovenientes.

Posso exigir a roupa dos convidados?
Embora em cerimônias temáticas seja comum os convidados irem vestidos de acordo com o tema, não é convencional exigir trajes em casamentos. Isso porque, nem sempre todas as pessoas poderão adquirir uma roupa nova e isso provavelmente irá provocar constrangimentos. Porém, no convite, vale definir se o traje deve ser formal, esporte fino ou informal.

As roupas dos pajens e damas devem ser pagos pelos noivos?
Se os pajens e damas foram convidados, o ideal é que os custos dos trajes sejam de responsabilidade total dos noivos. Em casos em que não houve convite e os pais das crianças se ofereceram de livre e espontânea vontade, os noivos não são obrigados a pagar os trajes. Isso deve ser esclarecido previamente para que não haja problemas posteriores.

Como agradecer pelos presentes recebidos
Não é obrigatório, mas é extremamente elegante agradecer aos convidados pela presença e pelos presentes. Os noivos podem fazer um pequeno cartão com uma frase simples que pode ser enviado por correio ou por e-mail. Outra opção é enviar esse cartão junto com a lembrancinha, ao fim da festa.

Posso tirar os sapatos na recepção?
A resposta para essa pergunta irá depender exclusivamente do clima da festa. Se todos estiverem extremamente descontraídos, não há nada de errado em tirar os sapatos durante a festa, afinal este será um momento de pura alegeria e todos devem estar bem confortáveis. Aconselha-se apenas, evitar retirar os sapatos logo no início da festa, onde haverá sessões de fotos e cumprimentos.

Posso “vender”a gravata?
Este é um momento que pode ser divertido para alguns e constrangedor para outros, portanto, é necessário analisar se é realmente necessário recolher dinheiro de alguns convidados. A dica é: se for fazer a brincadeira, deixe bem claro que é apenas uma descontração e que ninguém é obrigado a contribuir com altos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário