Ressalva: Quando falamos casar na igreja, nos referimos ao serviço religioso que ocorre em qualquer lugar de adoração. Pode ser uma igreja, templo, salão, lugar de culto ou a designação adequada ao lugar que você frequenta. Usaremos o termo igreja de uma forma generalizada, sem pretender ofender nem depreciar ninguém.
O ato religioso ainda é bem privilegiado entre os casais atuais, que desejam prestar seus votos numa cerimônia que toque também seu lado espiritual. Se você escolhe casar na igreja, tenha em atenção algumas dicas:Saiba de antemão quais são os documentos necessários para poder se casar em lugares religiosos.
Alguns lugares de adoração são muito requisitados para casamentos. Certifique-se de reservar com antecedência o lugar da cerimônia para não ter que enfrentar a frustração de já não ter vaga. A igreja deve também possuir um espaço adequado ao número de convidados.
Visto que em muitos locais se realiza mais do que uma cerimônia no mesmo dia, confira o horário e reserve para si um tempo, contemplando contra-tempos que atrasem a cerimônia.
Escolha um padre, pastor ou outro celebrante. Informe-se sobre a disponibilidade do mesmo de realizar vosso casamento.
Ao escolher a música e a decoração, informe-se se existem algumas regras pré definidas para aquele lugar e siga-as. Se não existirem, tenha em conta que se requer uma certa sobriedade na escolha de música e decoração.
Detalhes práticos: O ideal será escolher uma igreja que se situe em um lugar acessível e ofereça possibilidade de estacionamento para seus convidados. Além disso, seria uma boa ideia contratar algum segurança para zelar pelo parque de estacionamento. Isso tranquilizará seus convidados que terão maior prazer em assistir a sua celebração. Além disso, procure que o local da festa seja situado nas imediações da igreja, para que o percurso até lá seja curto.