Pode acontecer não partilharem a mesma religião, surgindo um dilema ou porque ambos sempre sonharam com uma cerimônia à luz de uma religião, ou porque não querem desiludir nenhum lado das famílias. Cada religião tem as suas regras acerca da cerimônia, podendo mesmo existir um “não” nas leis da religião onde nem será possível colocar a hipótese de uma cerimônia inter-religiosa.
Na religião católica cristã a cerimônia inter-religiosa propriamente dita não existe. Podem no entanto optar por uma celebração do casamento pela igreja católica com a participação de um outro sacerdote de outra religião. Se um dos noivos for católico cristão e a celebração da cerimônia for feita por um sacerdote cristão, ainda que com a participação de um sacerdote de outra religião, o resultado final do casamento será um casamento católico cristão.
Se as vossas religiões forem mais tolerantes, só terão de encontrar um sacerdote de cada religião que aceite celebrar uma cerimônia conjunta. Esta situação poderá ser difícil de gerir, mas se for possível, talvez seja a mais justa para ambos. Caso a vossa religião não permita cerimônias conjuntas, o ideal será: ou optarem por uma cerimônia apenas civil, ou por uma cerimônia de apenas uma religião, pedindo para serem abençoados pela outra religião, numa cerimônia menos oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário